domingo, 9 de junho de 2013

Trilha morro da Babilônia - Cuidado! Trilha sem segurança!

A pacificação de algumas favelas no Rio de Janeiro gerou uma falsa sensação de segurança e desarmou de preocupações básicas  muitos turistas e moradores que frequentam áreas "anteriormente" denominadas de risco. Dentre estes, eu me incluía. Carioca, com trinta e dois anos, nunca fui roubado na cidade dita por muitos como extremamente perigosa. Valendo-me da malandragem adquirida pela sobrevivência no Rio, sempre estive atento a tudo e a todos, sabendo os lugares que poderia frequentar, bem como a forma de agir em cada um.

A grande publicidade criada pelo Estado/Município no que diz respeito à pacificação das comunidades antes dominadas pelo tráfico, vem criando uma falsa e perigosa sensação de segurança. Recentes episódios com turistas sendo roubados, mortos em áreas teoricamente seguras por estarem pacificadas demostram que a situação não é bem assim. 

Independentemente dos fatos que estão ocorrendo, basta nos questionarmos o seguinte para colocarmos em dúvida esta suposta pacificação: Para onde foram os bandidos, considerando que pequeníssima parcela deles foram presos?

Enfim, devidamente iludido, perdi minha feliz virgindade ao fazer a trilha do morro da babilônia no dia 08/06/2013, onde fui abordado no meio do mato por um indivíduo mascarado, portando uma pistola, que, após apontar a arma para o meu rosto, exigiu que retirasse e lhe entregasse todos os meus pertences.

Ultrapassada esta situação, que deve servir de alerta a todos, no que diz respeito à trilha em si, localizada em cima de uma comunidade situada no Leme, posso dizer que é uma trilha leve e  fornece uma excelente vista para os bairros de Copacabana, Botafogo e Urca. Havia tirado fotos sensacionais antes de ser roubado.

Apesar destes atrativos naturais, afirmo com convicção que, pela falta de segurança, a trilha do morro da babilônia é uma verdadeira roubada. Há outros pontos tão interessantes quanto, mas mais seguros no Rio de Janeiro, como, por exemplo, o Morro da Urca e a Catacumba

Nenhum comentário:

Postar um comentário